Incêndio poderá ter sido causado por uma fogueira mal apagada (Foto: EPA/Danny Casey)

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do Mundo, no nordeste da Austrália e Património da Humanidade, foi destruída por um incêndio florestal.

Os Serviços de Bombeiros e Emergência de Queensland anunciaram que o fogo queimou 82 mil hectares da pequena ilha, um destino turístico popular por causa das dunas de areia e da riqueza natural, incluindo dingos (cães selvagens).

Os principais focos situaram-se na parte leste da ilha, onde os bombeiros tentaram evitar que as chamas atingissem a zona residencial de Kingfisher Bay.

O combate ao incêndio foi realizado por uma equipa de 90 pessoas e 38 veículos, além de 17 aviões, e teve início há seis semanas, quando o fogo deflagrou por motivos ainda desconhecidos. A polícia suspeita ter sido causado por uma fogueira mal apagada por um grupo de excursionistas.

Alguns moradores e cibernautas criticaram a lenta reação das autoridades, que, depois de apagarem por completo o fogo, terão de informar UNESCO sobre os danos causados na ilha.

Segundo o especialista em ecologia Patrick Moss, da Universidade de Queensland, grande parte da ilha está adaptada para o combate de incêndios, mas há uma grande preocupação com as florestas tropicais ao redor do Vale dos Gigantes e da Estação Central, não muito longe do incêndio.

“É aí que pode haver danos a longo prazo”, alertou Moss, citado pelo jornal “Brisbane Times”.

As mudanças climáticas estão a exacerbar os fogos na Austrália, principalmente no sul e no leste do país, que no ano passado sofreu os piores incêndios florestais em décadas, com 24 milhões de hectares queimados e 33 mortes.

Partilhar