Fogo atrai média de 30 mil espetadores todos os anos (Foto: Pixabay)

O Instituto Cultural (IC) de Macau anunciou o cancelamento das atividades de passagem de ano 2020, incluindo o habitual programa de fogo-de-artifício, devido à pandemia da covid-19.

“Um grande fluxo de pessoas”, como em anos anteriores, “representa um risco coletivo” e “para dar prioridade à segurança da saúde pública, não serão realizadas as atividades da passagem de ano”, salientou o IC em comunicado.

Habitualmente, o programa da passagem do ano inclui “dois espetáculos em Macau e na Taipa”, com “um grande número de artistas no exterior e locais” e “mais de 30 mil participantes”, acrescentou.

Macau foi dos primeiros territórios a ser atingido pela pandemia, em finais de janeiro, tendo registado apenas 46 casos. Atualmente, não tem nenhum caso ativo.

Os números do turismo em Macau, considerada a capital mundial do jogo, têm vindo a melhorar gradualmente ao longo dos últimos meses.

Dados do Conselho para o Desenvolvimento Turístico indicaram que em novembro a média diária de turistas no território ultrapassou os 20.600, com a ocupação hoteleira a atingir 45%, mais sete por cento do que em outubro.

Em 2019, Macau recebeu 39,4 milhões de turistas, mais 10,1% do que no ano anterior. Número que bateu o máximo de visitantes alguma vez registado pelo Governo local. A maioria foi proveniente da China continental, seguindo-se oriundos de Hong Kong, Taiwan, Coreia do Sul, Estados Unidos e Austrália.

Partilhar