Piódão é uma das 12 aldeias envolvidas no projeto (Foto: Pixabay)

As 12 Aldeias Históricas de Portugal, localizadas em 10 municípios, estão agora cobertas a 100% com fibra ótica e vão ver identificadas em estradas uma rede de percursos cicláveis de 3.500 quilómetros.

O anúncio foi feito por André Figueiredo, responsável pela Direção de Coordenação Institucional, Corporativa e Comunicação da Altice Portugal.

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal integra 12 localidades: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. Estas integram 10 municípios: Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Idanha-a-Nova, Mêda, Sabugal e Trancoso.

Já a diretora executiva da Aldeias Históricas de Portugal, Dalila Dias, adiantou que este projeto disponibiliza uma rede ‘wi-fi’ gratuita no espaço público e pontos de interesse das 12 Aldeias Históricas de Portugal e tem implementado um sistema ‘beacon’ (tecnologia bluetooth), além de aplicação para telemóvel e um sistema para monitorização.

Dalila Dias referiu que a implementação desta rede visa promover a mobilidade suave na ligação entre as Aldeias Históricas, promover hábitos saudáveis junto da população e permitir a este território ter um recurso diferenciador.

Além dos 10 municípios com Aldeias Históricas, incluem-se outros 11, considerados de ligação: Castelo Branco, Covilhã, Fornos de Algodres, Manteigas, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penamacor, Pinhel e Seia.

Está disponível uma rede de percursos cicláveis em estrada num total de cerca de 3.500 quilómetros, divididos por 46 percursos, além de um guia.

Nesta fase, “quem quiser fazer estes percursos pode recorrer ao ‘site’ das Aldeias Históricas e descarregar os percursos ou, em alternativa, através da aplicação”, declarou Dalila Dias.

Partilhar