Voos têm custo de cerca de 2.000 euros (Foto: EPA/António Dasiparu)

A companhia aérea portuguesa euroAtlantic airways (EAA) vai fazer este domingo o terceiro voo de ligação a Díli este ano. E pretende futuramente repetir a operação de forma mais regular.

“Gostaríamos de fazer um voo regular mensal para Díli”, referiu Mário Alvim, administrador da operadora da EAA, única companhia a voar para a capital timorense.

O tamanho da pista do Aeroporto Internacional Nicolau Lobato, em Díli, “tem 1.500 ou 1.700 metros e não permite que os aparelhos de longo curso da TAP voem para lá”, explica.

“A euroAtlantic disponibilizou-se a realizar um voo mensal direto e pediu ajuda aos dois governos. É um voo muito longo, com custos elevados e era bom que os governos se pudessem envolver. Seria um voo mensal, infelizmente não há tráfego para maior frequência, mas depois logo se via”, disse Mário Alvim.

O custo deste ‘charter’, com risco assumido totalmente pela EAA, é de quase 2.000 euros. No entanto, haveria formas de reduzir o preço do voo e custos que podem ser reduzidos, como “taxas mais baratas, incentivos ou o preço do combustível.”

“É uma operação com um custo elevado, mas podemos fazê-la, desde que haja vontade política de ambos os lados, e também assumimos algum risco. Precisamos de 200 a 250 passageiros para garantir a sustentabilidade da operação, tudo depende do preço do bilhete, mas há ainda a carga, que é um fator também importante”, acrescentou o administrador da EAA.

Partilhar