Chamas ameaçaram património natural (Foto: AFP/Queensland Fire and Emergency Services)

Os bombeiros conseguiram controlar os grandes incêndios que destruíram quase metade das florestas da ilha Fraser, na Austrália, Património Mundial da UNESCO.

As fortes chuvas do fim de semana ajudaram o trabalho dos bombeiros da ilha, que tem 122 quilómetros de comprimento e é separada da Austrália continental apenas por um estreito de um quilómetro de extensão.

“Com a ajuda da chuva e a grande resposta dos bombeiros, o fogo está controlado”, anunciou o serviço de combate aos incêndios do estado de Queensland.

Foto: EPA/Danny Casey

As autoridades estão agora preocupadas com os riscos de inundações na costa leste da Austrália, relacionados com um fenómeno meteorológico, similar a um ciclone de categoria 1.

Fortes chuvas e rajadas de vento foram registadas nas regiões turísticas da Gold Coast e de Byron Bay. As tempestades começaram há uma semana depois de uma forte onda de calor.

De acordo com os cientistas, a mudança climática agrava as ocorrências meteorológicas extremas na Austrália, sobretudo os incêndios florestais, os ciclones e a seca.

A Ilha Fraser, também conhecida por suas manadas de dingos (cães selvagens), foi incluída na lista de Património Mundial da Humanidade pelos seus “vestígios majestosos de grandes florestas tropicais que crescem na areia e por ter metade dos lagos de dunas de água doce do mundo”, segundo a UNESCO.

Também chama de K’gari (que significa “paraíso” na língua do povo aborígene, batjala) e a cada ano atrai centenas de milhares de turistas.

Partilhar