Machu Picchu esteve disponível a visitantes apenas durante um mês e meio (Foto: AFP/Ernesto Benavides)

A cidadela inca de Machu Picchu, joia do turismo do Peru, fechou por tempo indeterminado, anunciaram as autoridades locais.

A decisão foi tomada devido a protestos que afetam o serviço de comboios.
“Devido às paralisações anunciadas no distrito de Machu Picchu e a fim de proteger a integridade de seus visitantes, a cidadela de Machu Picchu não abrirá a partir deste 14 de dezembro, até que a normalidade seja restabelecida”, informou um comunicado da Direção de Cultura de Cusco.

A medida foi anunciada seis semanas após a reabertura da cidadela de pedra, fechada por quase oito meses devido à pandemia.

A suspensão terá validade até o fim dos protestos de moradores das loccalidades de Machu Picchu e Ollantaytambo contra as empresas ferroviárias que atuam naquela região. A população pede tarifas mais baratas e o aumento da frequência de comboios na rota entre Cusco e Machu Picchu.

O comboio é o único meio de transporte para os turistas que visitam a cidadela, mas também é muito utilizado pela população local. Apenas duas empresas operam na região: Inca Rail e Peru Rail.

Os protestos começaram de forma pacífica na última quarta-feira, mas escalaram no fim de semana, com ocupação da via, confrontos com a polícia e ameaças de ocupação da cidadela.

Partilhar