Cruzeiros podem trazer novos 200 mil turistas a Cabo Verde (Foto: Pixabay)

Cabo Verde quer escolher até dia 15 de janeiro a empresa vencedora do concurso público para construir o terminal de cruzeiros em São Vicente.

“Neste momento está a decorrer esta escolha, as empresas apresentarão as propostas até 29 de dezembro e pensamos até 15 de janeiro estar em condições de ter escolhido a empresa para que possa implementar o estaleiro e iniciar as obras”, revelou o ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga.

O terminal de cruzeiros a instalar em São Vicente prevê a construção de dois pontões para atracação de navios com mais de 400 metros de extensão e de uma vila turística, conforme o concurso público internacional.

O Governo estima que o terminal permita receber anualmente 200 mil turistas de cruzeiro.

Entre outras características, o projeto prevê ainda um edifício de receção aos turistas com cerca de 900 metros quadrados, designado por “Visitor Welcome Sente”, e instalações com 6.150 metros quadrados para estacionamento de táxis e autocarros de apoio.

Segundo uma nota da Enapor, empresa estatal que gere os portos do país, a primeira fase do concurso público para esta empreitada terminou em agosto do não passado com a pré-seleção de cinco grupos empreiteiros: Afcons Infrastructures (Índia), Conduril Engenharia (Portugal), consórcio Mota-Engil/Empreitel Figueiredo (Portugal/Cabo Verde), consórcio Sogea-Satom/Dumez Maroc (França/Marrocos) e Soletanche Bachy International (França).

Essas empresas passaram para a segunda fase do concurso, que segundo a Enapor “consiste na entrega das propostas técnicas e financeiras para as obras de construção do terminal, “que serão executadas em regime de chave na mão”.

Cerca de 48.500 turistas em viagens de cruzeiro visitaram Cabo Verde em 2019, um aumento de 3% face ao ano anterior e um novo recorde, segundo dados da Enapor.

Partilhar