Foi a primeira vez que um avião realizou um voo comercial entre os dois países (Foto: DR/Embaixada dos EUA em Marrocos)

O primeiro voo comercial direto entre Israel e Marrocos chegou esta terça-feira a Rabat, capital marroquina.

Foi a primeira ligação aérea de sempre, cumprida depois do anúncio da normalização das relações entre os dois países, anunciada no passado dia 10.

No avião que aterrou em Rabat viajou uma delegação israelo-norte-americana que incluiu, entre outros, Jared Kushner, genro do presidente Donald Trump, além de uma delegação israelita composta pelo assessor para a Segurança Nacional, Meir Ben Shabat, e representantes dos Ministérios da Saúde, Turismo, Economia e Finanças.

Pelo menos 50 mil turistas israelitas visitam Marrocos anualmente. E Israel conta com 700 mil judeus de origem marroquina. Além disso, em Marrocos vive a maior comunidade judaica do Norte de África.

O anúncio no dia 10 de um acordo de normalização de relações com Marrocos é o quarto entre Israel e países árabes desde agosto, depois dos Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Sudão.

Com a aproximação a Israel, Marrocos conseguiu que os Estados Unidos reconhecessem a soberania de Rabat sobre a ex-colónia espanhola do Saara Ocidental.Com a aproximação a Israel, Marrocos conseguiu que os Estados Unidos reconhecessem a sobreania de Rabat sobre a ex-colónia espanhola do Saara Ocidental.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita, Hassan Kaiba, assinalou que apesar das relações entre Israel e Marrocos terem sido suspensas em 2000, a cooperação entre os dois países continuou e várias empresas, nomeadamente agrícolas, operam no país naquele país magrebino.

Partilhar