Estâncias de inverno austríacas reabriram esta quinta-feira (Foto: AFP)

As autoridades austríacas autorizaram que as mais de 400 estâncias de esqui do país reabrissem esta quinta-feira, apenas dois dias antes de o país entrar no terceiro confinamento devido ao coronavírus.

O Governo considera que o esqui pode ser praticado com segurança se forem tomadas precauções suficientes. No entanto, hotéis, bares e restaurantes permanecem fechados, efetivamente limitando as pistas aos moradores locais, enquanto o bloqueio força as lojas do país e grande parte de seu setor de serviços a fecharem até meados de janeiro.

“Este é um primeiro passo e esperamos que possamos abrir totalmente em breve – assim que as taxas de infeção permitirem”, disse à AFP Andreas Steibl, chefe de turismo do resort de Ischgl, onde milhares de esquiadores internacionais foram infectados naquele que foi um dos primeiros surtos em grande escala da Europa, em março.

Como a maioria das outras estações de esqui na Áustria, Ischgl atrai dezenas de milhares de pessoas a cada ano.

A indústria do esqui é responsável por cerca de 3% do PIB total da Áustria e é relevante politicamente. O líder da associação de operadoras de teleféricos também é membro do Parlamento eleito pelo Partido Popular (OeVP), de centro-direita, do chanceler Sebastian Kurz.

Sem turistas, muitos resorts disseram que limpar as encostas e operar os teleféricos não seria economicamente viável, e alguns, como Ischgl, optaram por abrir apenas uma pequena parte de sua rede de teleféricos.

Depois que a pandemia encurtou a última temporada de esqui, o que levou a uma queda de um milhão de turistas apenas na província ocidental do Tirol, os resorts investiram milhões de euros em dispositivos de desinfecção para teleféricos, máscaras para esquiadores e até aplicativos que ajudam os esquiadores a evitar as multidões.

Partilhar