Turismo tem um peso de 25% no PIB de Cabo Verde (Foto: Pixabay)

Cabo Verde recebeu o primeiro voo charter após o longo período de confinamento e restrições por causa da pandemia da covid-19.

O histórico voo foi proveniente da Polónia e trouxe 167 passageiros a bordo.

“Depois de um longo período de confinamento devido à covid-19, chegou à ilha do Sal o primeiro voo charter da companhia aérea Smartwings organizado pelo operador turístico ITAC, vindo da Polónia”, anunciou o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.

Num texto intitulado “está a acontecer”, Ulisses Correia e Silva disse que o Governo preparou as ilhas turísticas do Sal e da Boa Vista para este momento.

“Registam números baixos de casos positivos, têm as estruturas de saúde certificadas internacionalmente, o aeroporto do Sal com certificação sanitária e vários serviços do setor do Turismo (hotéis, restaurantes, guias, táxis) com certificação sanitária”, apontou o governante.

Para o chefe do Governo, a chegada do voo da Polónia marca o início de um processo de retoma do turismo que se vai desenvolver gradualmente neste contexto ainda marcado pela pandemia da covid-19.

“O desejo de todos, é um ano de 2021 bem diferente e muito melhor do que 2020”, projetou o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Cabo Verde tem quatro aeroportos internacionais, nas ilhas de Santiago, do Sal, da Boa Vista e de São Vicente, e três aeródromos, nas ilhas de São Nicolau, Maio e Fogo.

A economia de Cabo Verde depende essencialmente do Turismo, com um peso direto de cerca de 25% do Produto Interno Bruto e um recorde de 819 mil turistas em 2019.

Desde finais de março que o arquipélago praticamente não tem atividade turística, com o Governo a estimar a duplicação da taxa de desemprego até dezembro, para quase 20%.

A pandemia marcou Cabo Verde em 2020, mergulhando na mais grave crise económica desde a independência. Os voos comerciais internacionais ficaram suspensos, para conter a pandemia, até 12 de outubro, e o turismo desapareceu.

Partilhar