Um restaurante de fast food foi encontrado nas surpreendentes ruínas de Pompeia (Foto: AFP/Luigi Spina)

Uma banca de fast food com 2.000 anos foi desenterrada das cinzas de Pompeia, em Itália, e abriu aos investigadores novas pistas sobre os hábitos dos antigos romanos.

Ornamentada, decorada com padrões policromáticos e congelada pelas cinzas vulcânicas, a banca foi parcialmente exumada no ano passado, mas os arqueólogos estenderam o trabalho no local para a estudarem melhor.

A equipa de arqueólogos descobriu também fragmentos de osso de pato, assim como restos de porcos, cabras, peixes e caracóis em vasos de barro e fava esmagada, usada para modificar o sabor do vinho, foi encontrada no fundo de um frasco. Alguns dos ingredientes foram cozidos juntos, como uma paelha da era romana.

“A banca aparenta ter sido abandonada pelos seus proprietários, talvez quando os primeiros sinais da erupção vulcânica que viria a devastar Pompeia foram sentidos”, explicou Massimo Osanna, diretor-geral do Parque Arqueológico de Pompeia.

Foto: AFP/Luigi Spina

Ânforas, uma torre de água e uma fonte foram encontradas ao lado de restos humanos, incluindo os de um homem que teria cerca de 50 anos e foi encontrado perto da cama de uma criança.

“É possível que alguém, talvez o homem mais velho, tenha ficado para trás e morrido durante a primeira fase da erupção”, disse Osanna.

Os arqueólogos vislumbraram ainda uma série de cenas de naturezas mortas, incluindo representações de animais que se acreditava estarem no menu disponível na banca de fast food, notadamente patos-reais e um galo, para servir com vinho ou bebidas quentes.

Anteriormente fora desenterrado foi um fresco com a imagem de uma ninfa Nereida montando um cavalo-marinho e gladiadores em combate.

Foto: AFP/Luigi Spina

Pompeia ficou soterrada num mar de lava quando o vulcão nas proximidades do Monte Vesúvio entrou em erupção em 79 DC, matando entre 2.000 a 15 mil pessoas.

Espalha-se por 44 hectares e é o que resta de uma das cidades mais ricas do Império Romano. Camadas de cinzas enterraram muitos edifícios e objetos em estado quase puro.

É o segundo local mais visitado da Itália, depois do Coliseu de Roma.

Partilhar