Sri Lanka tenta voltar à normalidade pré-pandemia (Foto: Pixabay)

Depois de Cabo Verde, foi agora a vez de o Sri Lanka receber o primeiro voo com turistas internacionais desde há nove meses.

Um charter com 185 passageiros provenientes da Ucrânia aterrou esta segunda-feira num aeroporto de Colombo, a capital, numa altura em que o Sri Lanka ainda não tem totalmente controlados os números da pandemia de covid-19.

Em menos de três meses, segundo as autoridades do país, as mortes por covid aumentaram de 13 para 191, enquanto as infeções passaram de 3.300 para mais de 41 mil. Ainda assim, as autoridades esperam que os ucranianos tenham sido os primeiros de milhares de estrangeiros a visitarem o país, diminuindo a pressão sobre uma economia baseada no turismo, que foi fechada em março.

Os turistas, que tiveram que apresentar certificados de ausência de coronavírus antes da partida, foram testados novamente na chegada ao aeroporto internacional de Rajapaksa e ficarão confinados nos seus hotéis durante as férias.

“Este é um projeto-piloto para testar nossos sistemas”, disse o porta-voz do Governo Ramesh Pathirana, acrescentando que a situação será revista daqui a um mês.

As fronteiras internacionais do Sri Lanka permanecem fechadas, com exceção dos voos de repatriação e charters aprovados pelas autoridades de saúde locais.

Partilhar