Gibraltar é um pequeno território do Reino Unido encravado em Espanha (Foto: EPA/A. Carrasco Ragel)

A ministra dos Negócios Estrangeiros espanhola, Arancha González Laya, anunciou um acordo de princípio com o Reino Unido que permite a aplicação do acordo de Schengen a Gibraltar.

“O resultado prático é que a vedação será derrubada, facilitando a mobilidade”, explicou Arancha González Laya.

Já o ministro-chefe de Gibraltar, Fabian Picardo, disse que o acordo preparou o cenário para um tratado que permitirá “mobilidade maximizada e irrestrita de pessoas” através da fronteira. “Vamos evitar os piores efeitos de um Brexit rígido”, disse Picardo.

Continuarão a ser aplicadas as políticas e programas da União Europeia a Gibraltar, tais como o acordo de Schengen ou um regime aduaneiro para o tráfego e transporte de mercadorias e medidas de concorrência leal nos domínios fiscal, ambiental, laboral e social.

Espanha ficará responsável pelo controlo, com as fronteiras a sofrerem alterações no porto e no aeroporto e aeroporto de Gibraltar.

Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, considera que está perante o início de “uma nova era” que levará “a remoção de barreiras”, enquanto o seu homólogo britânico, Boris Johnson, acolheu “de todo o coração” o acordo, enfatizando o compromisso do Reino Unido com “a proteção dos interesses de Gibraltar sua soberania britânica.”

Em 2016, um referendo realizado no Reino Unido ditou a saída do país da União Europeia. No entanto, 96% dos gibraltinos votaram contra.

Gibraltar é um pequeno território britânico no extremo sul da Espanha, historicamente reivindicado por Madrid. Com uma área de terra de apenas 6,8 quilómetros quadrados, depende inteiramente de importações para abastecer seus 34 mil habitantes.

Recorde-se que o Reino Unido sai formalmente da União Europeia já a partir desta sexta-feira, 1 de janeiro.

Partilhar