Havana quer travar aumento de casos de covid-19 (Foto: Pixabay)

Todos os estrangeiros que aterrarem em Cuba a partir do próximo domingo terão que possuir um teste negativo à covid-19.

A novidade foi avançada pelo Governo cubano e explicada no Granma, jornal oficial do regime. “A partir de 10 de janeiro, todos os viajantes que chegarem ao país deverão portar um PCR realizado com um máximo 72 horas de antecedência, por laboratórios certificados nos países de origem”, escreveram as autoridades de Havana.

Esta decisão faz parte de um conjunto de ações adotadas por Cuba “para incrementar as medidas de contenção contra a covid-19, com casos gerados principalmente por nacionais que vieram do exterior.”

Francisco Durán, líder da equipa de Epidemiologia do Ministério de Saúde Pública de Cuba, explicou que a nova medida não anula o protocolo que estabelece que cada viajante deve submeter-se a um teste de diagnóstico ao chegar à ilha e limitar as suas deslocações até obter o resultado.

Com 11,2 milhões de habitantes, Cuba acumula 10.900 casos do novo coronavírus, com 140 mortes. Francisco Durán destacou que das mais de mil infeções que Cuba notificou nas últimas semanas, 838 foram importadas, principalmente dos Estados Unidos, Rússia, Índia, Venezuela e França.

Partilhar