Festival atrai a Harbin milhares de pessoas todos os anos (Foto: AFP/STR)

Labirintos de neve gigantescos, torres congeladas iluminadas e palácios de cristal gravados em vastos blocos de gelo.

Isto e muito mais pode ser encontrado em mais uma edição do festival anual de gelo da China, na cidade de Harbin, que teve início esta semana.

As paisagens de sonho congeladas atraíram milhões de visitantes ao longo dos anos a Harbin. E 2021, apesar dos pequenos surtos de covid-19 que vão surgindo na China, promete não ser diferente.

Foto: AFP/STR

Paredes de gelo esculpidas na forma de uma flor gigante foram iluminadas na noite desta terça-feira, quando o festival foi inaugurado.

Os preparativos para a celebração anual de inverno começam com semanas de antecedência, com os trabalhadores a extraírem milhões de pés cúbicos de gelo da superfície do rio Songhua em longos e exaustivos turnos, conta a agência AFP.

Foto: AFP/STR

Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim de 2022 inspiraram um impulso em toda a China para a promoção desportos de inverno e turismo, com o número de estâncias de neve a aumentarem quase quatro vezes na última década.

A China controlou amplamente as infeções por coronavírus internamente, com a reabertura de locais de entretenimento e culturais e a grande maioria da vida voltou ao normal nos últimos meses.

Os visitantes do festival deste ano devem mostrar um “código de saúde” num aplicativo de rastreamento de contacto e medir a temperatura antes de entrar no enorme recinto.

Partilhar