Fogo-de-artifício é tradição antiga na receção ao Ano Novo Lunar em Macau (Foto: Pixabay)

Macau cancelou o espetáculo de fogo-de-artifício do Ano Novo Lunar, este ano dedicado ao Búfalo e que se assinala a partir de 12 de fevereiro, bem como a tradicional parada para assinalar a efeméride.

A Direção dos Serviços de Turismo (DST) do território justificou o cancelamento do espetáculo de fogo-de-artifício com “problemas no transporte de material”, acrescentando que “também não realizará a Parada de Celebração do Ano Novo Lunar.”

Este é o segundo ano consecutivo em que Macau não assinala a efeméride com o tradicional cortejo e fogo-de-artifício, depois de no ano passado as celebrações terem sido canceladas devido à pandemia de covid-19, que chegou ao território no final de janeiro de 2020.

Macau, que em 2019 recebeu quase 40 milhões de turistas, é um destino muito procurado pelos chineses no Ano Novo Lunar, a principal festa das famílias chinesas, equivalente ao Natal nos países ocidentais.

Desde o início da pandemia, em janeiro deste ano, Macau contabilizou 46 infeções com o novo coronavírus, não havendo registo de mortes.

Apesar de não ter novos casos há mais de seis meses, o território continua fechado a estrangeiros não residentes e sob forte controlo fronteiriço.

Partilhar