Ligação era regular desde o último verão (Foto: Pixabay)

A companhia Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) anunciou o fim da operação que ligava Maputo e Lisboa.

“O voo não foi estendido, devido à situação da pandemia da covid-19 na Europa e noutros países do mundo”, justificou a companhia aérea moçambicana.

A operação, que era feita em parceria com a empresa portuguesa Hi Fly, foi reintroduzida em julho e tinha um prazo de seis meses, estando previsto que terminasse oficialmente no dia 15 de janeiro.

O voo semanal, que estava a ser efetuado através de uma aeronave Airbus A330-300, partia às terças-feiras de Lisboa para Maputo, às 20.00 horas e outro às quartas-feiras, de Maputo para Lisboa, às 23.55 horas. Representava o regresso da companhia de bandeira moçambicana ao espaço europeu, após quase 10 anos, e era descrito como um percurso sustentável, colocando a LAM numa nova rede.

“Olhámos a inteligência de tráfego e notámos que, de longe, esta é a rota que tem mais passageiros. Não só entre Lisboa e Maputo, como também de Maputo para Lisboa e depois para a Europa ocidental”, afirmou, na altura do anúncio da operação, João Carlos Pó Jorge, diretor geral da LAM.

Partilhar