Barcelona, verdadeiro museu vivo, pretende ficar no mapa da arquitetura mundial (Foto: Pixabay)

A cidade de Barcelona (Espanha) está a preparar a candidatura para acolher a Capital Mundial da Arquitetura, evento que irá disputar com Pequim (China).

A decisão vai sair da próxima reunião da assembleia geral da União Internacional de Arquitetos (UIA), em julho próximo, no Rio de Janeiro (Brasil).

O anúncio da candidatura de Barcelona foi feito pelo município local, que espera envolver toda a cidade no evento mundial a realizar em 2026, caso seja escolhida, destacando a importância da arquitetura e do urbanismo para a cidadania.

Segundo os promotores da candidatura, a realização da Capital Mundial da Arquitetura em Barcelona envolveria edifícios emblemáticos da cidade e várias instituições para mostrar o compromisso da cidade com “uma arquitetura mais social e sustentável”, de forma a enfrentar os desafios urbanísticos do futuro.

Barcelona espera também ser escolhida como uma das sedes da Nova Bauhaus Europeia 2022, uma incubadora de inovação promovida pela Comissão Europeia, para propor cidades desenhadas de forma mais sustentável e inclusiva.

Nesse sentido, Barcelona vai trabalhar num projeto com universidades, associações profissionais e entidades do setor privado da construção e urbanismo, para conseguir ser uma das localizações eleitas.

O Rio de Janeiro foi a primeira Capital Mundial da Arquitetura e espera ainda ser palco, este ano, de uma série de eventos sobre o tema “Todos os mundos. Só um mundo”, para promover o 11.º objetivo da Agenda Internacional 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: “Tornar as cidades e aglomerados humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.

A UIA foi fundada em Lausana, na Suíça, em 28 de junho de 1948, logo após o final da II Guerra Mundial, com o objetivo de unir e representar os arquitetos de todo o mundo, independentemente da nacionalidade, raça, religião ou opção arquitetónica, e representar as organizações nacionais.

Reúne atualmente organizações profissionais de 123 países e territórios, representando mais de 3,2 milhões de arquitetos em todo o mundo.

Partilhar