Quem quiser entrar nos Estados Unidos terá que provar estar negativo à covid-19 (Foto: AFP/Angela Weiss)

A partir do próximo dia 26, a entrada nos Estados Unidos apenas será permitida a passageiros que apresentem um teste negativo de covid-19 negativo.

De acordo com o Centro para a Controlo de Doenças (CDC), o teste só será aceite se tiver sido realizado nos três dias anteriores à partida do voo para os Estados Unidos.

As companhias aéreas serão obrigadas a impedir o embarque de passageiros que não possuam teste negativo ou, em alternativa, prova de que tenham recuperado de uma infeção do novo coronavírus.

Robert R. Redfield, diretor do CDC, admite que os testes “não eliminam todos os riscos” de propagação do vírus, mas “quando combinados com um período de isolamento domiciliário e precauções quotidianas, como o uso de máscaras e distanciamento social, podem tornar as viagens mais seguras, saudáveis e responsáveis, mitigando a propagação nos aviões, aeroportos e locais de destino”.

A determinação do CDC vem na sequência de anteriores para passageiros provenientes do Reino Unido, depois de ter sido detetada neste país uma nova estirpe de Covid-19, mais infecciosa do que a conhecida.

Os Estados Unidos registam mais de 22 milhões de casos de covid-19 e cerca de 375 mil mortes.

Partilhar