Carnaval atrai todos os anos milhares de turistas a Rio de Janeiro (Foto: AFP/Carl de Souza)

O estado brasileiro do Rio de Janeiro passará a celebrar anualmente um segundo carnaval.

A iniciativa visa estimular o turismo e a economia na regiã e está programada para acontecer todos os anos na segunda quinzena de julho.

Denominado “CarnaRio — Carnaval fora de época”, o projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e sancionado pelo governador interino, Cláudio Castro, que determinou a inclusão do evento no calendário oficial estadual.

“A segunda quinzena de julho coincide com férias escolares praticamente em todo o país, atraindo a chegada de turistas. Outra vantagem da criação deste evento é que muitos estados no nosso país possuem os seus carnavais fora de época como atração turística”, justificou o autor do projeto, o deputado estadual Dionísio Lins.

O projeto, que ganhou agora força de lei, não está diretamente relacionado com a pandemia da covid-19, que fez os carnavais deste ano serem adiados ou cancelados em todo o Brasil.

Em fevereiro, mês em que habitualmente se celebra o Carnaval, a festa não acontecerá em Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo, Salvador, Recife e Rio de Janeiro, cidades que ainda avaliam transferir a celebração para outras datas.

Partilhar