Bélgica também colocou restrições à entrada no seu território (Foto: Pixabay)

As autoridades da Áustria passaram a exigir o registo de quem entra no país. E a Bélgica reforçou os controlos já existentes nas viagens por avião às entradas por autocarro e barco.

Na Áustria, um dos países mais afetados pela segunda vaga da pandemia de covid-19, nacionais e estrangeiros estão agora obrigados a preencher um formulário eletrónico para que fiquem cadastrados num ficheiro nacional.

A medida visa facilitar às autoridades de saúde o controlo da quarentena de dez dias que deve ser feita após a chegada ao país. Não afeta viajantes em trânsito, trabalhadores que vivem em países vizinhos e quem se desloca à Áustria por uma urgência familiar, como um funeral.

Se quiser visitar nos próximos tempos a Bélgica, ser-lhe-á também pedido o preenchimento de um formulário de localização e, em alguns casos, a apresentação de um teste negativo à covid-19.

O porta-voz do instituto de saúde pública da Bélgica, Yves Van Laethem, explicou terem sido detetados no país “várias dezenas de casos da variante britânica e vários casos da variante sul-africana” de covid-19, o que não é considerado preocupante ou surpreendente, embora no futuro possam levar à determinação de novas medidas.”

Partilhar