Alterações entram em vigor antes do final de janeiro (Foto: Pixabay)

Angola vai suspender as ligações aéreas com Portugal a partir do próximo dia 24 de janeiro.

A medida foi anunciada pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República angolano e aplica-se, além de Portugal, a voos de e para o Brasil e a África do Sul.

Adão de Almeida justificou que a suspensão temporária decorre da necessidade de controlar a propagação da pandemia de covid-19, em particular das novas estirpes do vírus SARS-CoV-2.

“Vamos ter um período de pouco mais de uma semana onde o objetivo é permitir que o máximo possível de cidadãos angolanos e estrangeiros que se encontram nesses países possam regressar”, sublinhou o ministro.

O Governo angolano estima que se encontrem nestes países pouco mais de 11 mil cidadãos nacionais e estrangeiros que residam ou trabalham em Angola.

As outras ligações aéreas continuarão a funcionar sem quaisquer alterações, salientou Adão de Almeida, explicando que a diferença é que, “mesmo para essas ligações, passa a ser obrigatório o teste pós-desembarque”.

O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, informou que Lisboa é o local com mais passageiros da TAAG, a companhia de bandeira angolana (cerca de 5.000), contando São Paulo (Brasil) com um potencial de 1.600 e a Cidade do Cabo (África do Sul) 1.400.

Do lado da TAP, estimou em 3.000 o número de passageiros que deverão regressar.

As outras companhias aéreas com quem Luanda atualmente faz ligações (Emirates e Qatar Airways, Air France e Lufthansa) mantêm as suas frequências e voos regulares.

Ricardo de Abreu adiantou que está a ser preparada uma estratégia para alertar os passageiros sobre os voos, para poderem proceder à testagem pré-embarque “e permitir que haja alguma fluidez”.

Embora não haja necessidade de autorização para entrar no país, os passageiros são obrigados a preencher um formulário de registo de viagem, acrescentou.

Angola totaliza mais de 18 mil casos de covid-19 e 425 mortos.

Partilhar