Apesar das restrições, Polónia tenta regressar à normalidade (Foto: Pixabay)

Pistas de esqui, restaurantes e hotéis no sul montanhoso da Polónia anunciaram que vão desafiar as restrições sanitárias e abrir portas a partir de segunda-feira, dia 18.

Cansados das medidas de bloqueio, centenas de proprietários de pequenas empresas polacas juntaram-se também ao movimento “Veto dos Highlanders”, cujo líder Sebastian Piton anunciou a campanha de desobediência enquanto trajava o tradicional traje das montanhas Tatra.

Além dos empresários das regiões montanhosas da Polónia, um pouco por todo o país têm surgido movimentos de rutura. A conta do Twitter @OtwieraMY (“Estamos a Abrir) tem publicado os nomes e moradas de bares, restaurantes, pistas de gelo e outros lugares que optam por desafiar o encerramento provocado pela covid.

“Os empresários estão determinados porque percebem que não vão sobreviver mais um mês, então não têm escolha. É a última oportunidade de vetar a política do Governo, que nos está a arruinar””, disse Piton, que apelidou a covid-19 de uma “doença leve e agradável”, citado pela agência noticiosa polaca, PAP.

O Governo da Polónia estendeu a maioria das restrições até o final de janeiro, exigindo que as pistas de esqui e hotéis permaneçam fechados ao público em geral e que os restaurantes apenas disponibilizem serviço take-away.

Partilhar