Quem se deslocar ao Reino Unido pode ser obrigado a ficar em quarentena (Foto: Pixabay)

O Reino Unido está a equacionar a possibilidade de isolar em hotéis quem chegar país.

A medida foi revelada pelo jornal britânico The Times e pretende tentar evitar a entrada de novas estirpes de coronavírus.

O gabinete do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, estuda medidas mais apertadas, como o “isolamento direto” dos viajantes oriundos da Nova Zelândia e da Austrália, que poderão ter de enfrentar o custo de uma quarentena de duas semanas em acomodações específicas para onde serão levados do aeroporto.

Outra das alternativas é que as pessoas isoladas sejam contactadas uma vez por dia e enviem uma fotografia sua no local onde decidiram ficar em quarentena.

“Consideramos todas as possibilidades”, admitiu o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, que assegurou que a prioridade é tomar medidas “cautelares” para evitar que novas variantes do SARS-CoV-2 coloquem em risco a eficácia do programa de vacinação em curso.

Numa entrevista à Sky News, Dominic Raab referiu que especialistas em todo o mundo estão a estudar as novas variantes do coronavírus, não se sabendo ainda se poderão “colocar mais pressão” no sistema de saúde, ter impacto na mortalidade ou colocar as vacinas em risco.

De acordo com a agência espanhola EFE, a partir desta segunda-feira, dia 18, todos os corredores aéreos seguros que o Reino Unido estabeleceu no verão passado serão suspensos, de modo a que nenhum viajante fique isento de cumprir uma quarentena de dez dias.

Desde sexta-feira passada, está também proibida qualquer viagem da América do Sul e de Portugal para o Reino Unido, com exceção do regresso de cidadãos e residentes britânicos. O objetivo é evitar a importação da nova estirpe detetada no Brasil.

Partilhar