Sri Lanka volta a abrir as fronteiras ao turismo (Foto: EPA/Chamila-Karunarathne)

O Sri Lanka vai reabrir suas fronteiras para turistas estrangeiros esta semana, após um hiato de dez meses.

“Todas as medidas de precaução foram estabelecidas para tornar a ilha num refúgio o mais seguro, protegido e sereno possível para os visitantes”, garantiu, em comunicado, o Gabinete de Promoção do Turismo do Sri Lanka. Os viajantes estarão sujeitos a rígidos protocolos relacionados com a covid-19.

O Sri Lanka, famoso pelas praias pitorescas, recebeu no mês passado cerca de 1.700 turistas ucranianos em voos charter num projeto-piloto para testar os sistemas sanitários e de segurança do país. Também alberga a seleção inglesa de críquete para uma série de dois jogos disputados à porta fechada.

De acordo com os protocolos, os turistas terão permissão para ficar em 55 hotéis em todo o país. Terão que apresentar um resultado negativo feito até quatro dias antes da chegada. Devem fazer mais dois exames para uma visita até sete dias e três exames se ficarem por mais de uma semana.

Entre as regras previstas, quem visitar o Sri Lanka terá que desembolsar o equivalente a dez euros para um seguro que cobrirá até 41 mil euros em custos médicos relacionados com a covid-19. Durante as primeiras duas semanas deverão estar acompanhados por funcionários quando viajarem para os pontos turísticos designados.

Quem apresentar um resultado positivo à covid durante a estadia será isolado em hotéis, se for assintomático, e levado para um hospital, se apresentar sintomas.

Os passageiros que passaram até duas semanas na Grã-Bretanha antes de chegada ao Sri Lanka não terão permissão para entrar no país e os voos do Reino Unido continuarão proibidos.

Partilhar