Rio de Janeiro não vai saber o que é Carnaval em 2021 (Foto: Pixabay)

O Rio de Janeiro apenas deverá voltar a celebrar o Carnaval em 2022, após as entidades municipais terem decidido cancelar as festividades previstas para julho deste ano, devido ao agravamento da pandemia de covid-19 no país.

“Nunca escondi a minha paixão pelo Carnaval e a visão clara que tenho da importância económica dessa manifestação cultural para a nossa cidade. No entanto, parece-se sem qualquer sentido imaginar a esta altura que teremos condições de realizar o Carnaval em julho“, escreveu o prefeito [presidente da Câmara Municipal] do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na rede social Twitter.

Eduardo Paes confirmou que as celebrações carnavalescas na cidade maravilhosa não ocorrerão este ano, mas “certamente em 2022.”

“Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento”, explicou o autarca.

A pandemia da covid-19 no Brasil, país que enfrenta uma segunda vaga da doença, fez os carnavais deste ano serem adiados ou cancelados em todo o país sul-americano.

Em fevereiro, mês em que habitualmente se celebra o Carnaval, a festa não acontecerá em Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo, Salvador, Recife e Rio de Janeiro, cidades que ainda avaliaram transferir a folia para outra datas.

Em setembro do ano passado, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) do Rio de Janeiro e os presidentes das agremiações decidiram não realizar o tradicional desfile em fevereiro deste ano.

Dessa forma, julho era o mês mais especulado para que a festa ocorresse e foi a ocasião indicada pela Liesa para os festejos, num plenário realizado em novembro último, frisando que tudo dependeria do agravamento da pandemia e do cenário da imunização contra a covid-19 no país.

Partilhar