Dubai continua a ser chamariz mesmo em tempo de restrições de viagens (Foto: Pixabay)

Os restaurantes do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU) estão a oferecer descontos aos clientes que foram vacinados contra a covid-19.

Quem tomou a primeira dose da vacina tem direito a 10% de desconto no valor total da refeição, que já tomou as duas doses paga menos 20%. Para obter o desconto, os clientes devem apresentar um comprovativo de inoculação e um atestado médico.

“Espalhe o amor, não corona”, diz a campanha de três restaurantes administrados pela Gates Hospitality, que pensou a iniciativa. Embora algumas pessoas a tenham saudado, as redes sociais reagiram com espanto.

“Há duas maneiras de ver isto, ou é outro golpe de marketing ou uma motivação genuína para vacinar mais pessoas”, disse um tweet citado pela agência AFP.

Os Emirados Árabes Unidos, formados por sete emirados, incluindo Dubai, começaram a campanha de vacinação em massa em dezembro, depois de aprovarem vacinas feitas pela empresa chinesa Sinopharm e pela farmacêutica norte-americana Pfizer e o seu parceiro alemão BioNTech.

Até agora foram vacinados 2,5 milhões de cidadãos, num total de 10 milhões que compõe a população dos EAU, naquela que é a segunda maior taxa global de vacinação logo a seguir a Israel.

As autoridades de saúde do Dubai disseram esta semana que vão reduzir as vacinações depois de a Pfizer anunciar atrasos na distribuição devido às obras na sua fábrica na Bélgica. A vacina Sinopharm ainda está disponível gratuitamente.

Apesar da subida acentuada de casos desde o Ano Novo, o Dubai continua aberto ao turismo, embora com regras estritas, como o distanciamento social e o uso obrigatório de máscara.

O número de pessoas permitidas em reuniões sociais passou de 200 para dez. Restaurantes e cafés foram obrigados a aumentar a distância das mesas de dois para três metros.

Partilhar