Tombuctu, no Mali, é Património Cultural da Humanidade (Foto: DR)

Um avião da companhia aérea maliana Sky Mali aterrou em Tombuctu, naquele que foi o primeiro voo comercial a chegar a esta cidade no noroeste do Mali desde que ficou sob o controlo de radicais islâmicos, entre 2012 e 2013.

O avião transportou uma delegação liderada por dois ministros malianos, especificou a Agência France-Presse (AFP).

A Sky Mali, da sociedade de investimentos Al Sayegh Group, dos Emirados Árabes Unidos, pretende fazer a ligação Bamako-Mopti-Tombuctu duas vezes por semana, à segunda e sexta-feira.

Património Cultural da Humanidade, Tombuctu, cidade fundada entre os séculos V e XII por tribos tuaregues, foi um importante centro intelectual para o Islão, em particular devido à presença de dezenas de milhares de manuscritos.

A par do túmulo de Askia e das falésias Bandiagara, Tombuctu é uma das principais atrações do Mali, sendo visitada por milhares de turistas até ao início da crise que abalou o país.

O norte do Mali é palco, há vários anos, de uma forte instabilidade resultante da violência jihadista e de conflitos intercomunitários que se alastraram para o centro do país e a Estados vizinhos.

Os fundamentalistas foram expulsos em 2013 graças a uma intervenção militar internacional liderada pela França, mas extensas áreas do Mali, sobretudo no norte e no centro, escapam ao controlo estatal e são, na prática, geridas por grupos rebeldes armados.

Portugal tem no Mali 74 militares integrados em missões da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia.

Partilhar