Os maoris são o povo original da Nova Zelândia e representam 17% dos habitantes do país (Foto: Pixabay)

O Matariki, o Ano Novo maori, foi finalmente declarado pelo Governo da Nova Zelândia como festa nacional, sinal de reconhecimento do legado cultural dos habitantes originais do país.

O Ano Novo maori, cuja data varia segundo a aparição das estrelas Plêiades (que fazem parte da constelação de Touro) e que marca o início do calendário lunar deste povo durante o verão austral, será celebrado pela primeira vez a 24 de julho de 2022.

Os maoris, que atualmente representam 17% dos mais de 4,9 milhões de habitantes da Nova Zelândia, chamam as Plêiades de Matariki, que significa “olhos de Deus” ou “olhos minúsculos”.

De acordo com a mitologia maori, a origem de ‘Mataraki’ começou quando o pai Céu, Rangunui e a mãe Terra, Papatuanuku, se separaram dos seus filhos.

Um dos seus descendentes, o deus dos ventos, Tawhirimatea, arrancou os olhos dos pais e atirou-os para o céu, criando o aglomerado de estrelas, segundo uma versão do mito de Aotearoa, nome dado à Nova Zelândia pelos povos originários deste país.

“Será um feriado próprio para a celebração e para a reflexão”, justificou Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, em Waitangi, onde as autoridades britânicas selaram o controlo da Nova Zelândia com a assinatura do Tratado de Waitangi com vários líderes maoris a 6 de fevereiro de 1840.

Segundo Jacinda Ardern, o feriado reconhecerá “a identidade única e compartilhada” da Nova Zelândia e “a importância dos ‘tikanga maoir’ (costumes maori).”

Um grupo de especialistas maoris aconselhará as autoridades sobre as datas em que o Matariki deve ser celebrado, bem como o desenvolvimento de material educativo sobre a data, que se torna o décimo segundo feriado na Nova Zelândia.

Partilhar