Em Salla, as temperaturas no inverno andam entre os -10 e os -20 graus (Foto: DR/savesalla.com)

ldeia ártica coberta de neve, na Finlândia, atingiu um sucesso viral com uma candidatura falsa para os Jogos Olímpicos de verão de 2032.

Salla, assim se chama a pequena localidade de 3.500 habitantes situada nos confins da Lapónia, quis destacar os impactos da mudança climática no extremo norte da Europa.

As autoridades de Salla, apenas 3.500 habitantes, divulgaram em janeiro um plano de candidatura aos Jogos Olímpicos de 2032, apesar de as temperaturas médias mal subirem acima de zero durante seis meses do ano naquele ponto do globo e de os invernos serem marcados por médias entre os -10 e os -20 graus Celsius.

Promovida em conjunto com o movimento Fridays for Future, a iniciativa exorta à tomada de medidas para ajudar o clima, como a reciclagem.

Um vídeo foi visto nas redes por quase meio milhão de pessoas, enquanto um site ajuda a espalhar a palavra.

“Temos gerado mensagens e ligações de todo o Mundo e ajudado as pessoas a entender que aqui no Ártico temos meios de subsistência que precisam de invernos. E se perdermos os nossos invernos isso criará muitos problemas para nós e para todo o planeta”, explicou à agência AFP Erkki Parkkinen, presidente da Câmara de Salla.

“Nunca senti calor antes, mas tenho certeza de que está a chegar”, brinca um morador de Salla, enquanto avisa que uma tundra coberta de neve se tornará um campo de voleibol de praia e que um rio congelado vai albergar as provas de surf se as alterações climáticas seguirem o seu rumo desenfreado ao desastre.

Cientistas dizem que o Ártico está a aquecer duas vezes mais rápido do que a média global, colocando em risco a vida selvagem local e liberando carbono acima da média.

Na Lapónia, onde o turismo tem sido uma importante fonte de renda, os responsáveis políticos de Salla têm pressionado o Governo a restabelecer uma antiga linha de caminhos-de-ferro de forma a permitir que os visitantes cheguem à região remota por meios mais ecológicos.

“Não queremos ser o melhor lugar para sediar os jogos de verão de 2032. Queremos manter Salla e o planeta como estão agora”, resume Erkki Parkkinen, o autarca que ajudou a dinamizar uma campanha que tem tudo para se tornar ainda mais viral. Por uma boa causa…

Partilhar