Tailândia é um dos países mais eficazes no combate à pandemia (Foto: Pixabay)

A Tailândia é o quarto melhor país do Mundo no combate à covid-19. A conclusão é do instituto australiano Lowy, que estudou as medidas contra a pandemia levadas a cabo por 98 países de todos os continentes, segundo diversos parâmetros.

A Tailândia ficou na quarta posição, com uma classificação de 84,2, abaixo da Nova Zelândia (94,4), Vietname (90,8) e de Taiwan (86,4).

“De forma a avaliar o desempenho relativo dos países em diferentes pontos de evolução, o referido instituto baseou-se em seis critérios”, explicou a Autoridade do Turismo da Tailândia.

Os critérios tomados em conta foram os seguintes: número de casos confirmados, número de mortes confirmadas, número de casos confirmados por milhão de pessoas, número de mortes confirmadas por milhão de pessoas, número de casos confirmados como proporção do teste e testes por cada mil pessoas.

O estudo “incidiu no período de 36 semanas que se seguiu ao 100.º caso confirmado de covid-19 em cada país”, indicou ainda a Autoridade do Turismo da Tailândia.

Devido aos bons resultados obtidos na luta contra a covid-19, a Tailândia tem permitido o regresso gradual do turismo, importante fonte de receita no país.

Em dezembro, foram alargados os vistos de longa duração a turistas de todas as nacionalidades, de forma a promover a reabertura de espaços até então vedados a atividades de lazer.

Ainda assim, um surto de covid registado em janeiro em Banguecoque, a capital, obrigou ao encerramento imediato de todos os espaços públicos. A medida acabou por conter o alastramento da doença.

 

Partilhar