Existe apenas uma ligação direta semanal entre Portugal e a China (Foto: Pixabay)

Os passageiros que vivam em Portugal só serão autorizados a embarcar para a China em voos diretos.

O anúncio foi feito pela embaixada chinesa em Lisboa, que, em comunicado, justificou a decisão a “grave e complexa” situação da pandemia de covid-19 em Portugal e a necessidade de evitar “infeções cruzadas em trânsito.”

A embaixada deixou de aceitar pedidos para a emissão de um código de saúde de cor verde que sejam apresentados por residentes permanentes em Portugal que pretendam viajar para a China através de um outro país.

Existe atualmente apenas uma ligação direta entre a China e Portugal, com a companhia aérea chinesa Beijing Capital Airlines a voar entre Lisboa e Xi’an, na província de Shaanxi, todas as quintas-feiras e sábados.

A embaixada chinesa em Portugal deixou também de emitir códigos de saúde para passageiros que vivam noutros países que tenham ligações diretas com a China, mas que pretendessem voar a partir de Lisboa.

A única exceção são os passageiros vindos de países sem voos diretos para a China que tenham um código de saúde de cor verde emitido pela embaixada chinesa no país de origem.

No início de janeiro, a China tinha já obrigado os passageiros que mudassem de voo em Portugal a apresentar dois testes negativos ao novo coronavírus, realizados em locais diferentes, antes de serem autorizados a embarcar para o país.

Partilhar