A linha de metro ligeiro entre Macau e Hengqin (ilha da Montanha) vai custar 3,5 mil milhões de patacas (361 milhões de euros) e estará operacional dentro de quatro anos.
As obras arrancam em breve, responsabilidade da empresa estatal chinesa Nam Kwong.
A linha de 2,2 quilómetros de Hengqin vai incluir um túnel de 900 metros, um viaduto, um túnel subaquático e duas estações.
Uma das estações ficará situada na ponte Flor de Lótus, no Cotai (faixa de casinos entre as ilhas da Taipa e de Coloane). A outra na nova fronteira de Hengqin, em Zhuhai.
A nova linha, de acordo com as autoridades macaenses, pretende melhorar a ligação de transporte urbano e ferroviário entre Macau e as cidades da China continental.
Outros dos objetivos passam por acelerar a interligação de infraestruturas e facilitar as passagens transfronteiriças, para que Macau possa, através da ligação de metro ligeiro, ficar no perímetro de uma hora de distância na área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.
Entretanto, a Direção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água anunciou a inauguração a 1 de março do itinerário marítimo entre a Taipa e Jiuzhou Gang em Zhuhai.
Contará com dez viagens de ida e de volta diárias entre os dois portos