Procura dos britânicos por pacotes de férias em países como Portugal aumentou 600% (Foto: Pixabay)

Portugal tem sido dos destinos turísticos mais procurados pelos britânicos após o anúncio do Governo de Londres de alívio do confinamento em vigor em Inglaterra.

Apesar de os voos de e para o Reino Unido continuarem interditos, as transportadoras aéreas easyJet e Jet2.com anunciaram terem registado um aumento de 600% na procura de pacotes de férias em países como Espanha, Portugal e Grécia.

No plano divulgado pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ficou expresso que a proibição de viagens ao estrangeiro e restrições na entrada no Reino Unido vão continuar, pelo menos, até 17 de maio.

Além de ser proibido fazer férias ou viajar sem um motivo válido para o estrangeiro, 33 países incluindo Portugal estão sem voos diretos para o Reino Unido devido ao risco agravado de transmissão de variantes do vírus que causa a covid-19, especialmente aqueles detetadas no Brasil e África do Sul.

Existem ainda uma série de outras restrições a viagens internacionais, incluindo três testes e quarentena obrigatória de dez dias, a qual tem de ser cumprida num hotel designado pelas autoridades e custeado pelas pessoas que cheguem dos 33 países da lista vermelha.

No entanto, o Governo britânico espera receber um relatório até 12 de abril com medidas para permitir o reinício do tráfego aéreo. Portugal também confia que a situação ficará resolvida antes do verão.

Uma via pode ser um sistema internacionalmente reconhecido de passaportes de vacinas anti-covid-19, que o Reino Unido pretende fazer avançar durante a presidência este ano do G7, embora Boris Johnson tenha reconhecido que a ideia levanta questões éticas complexas.

O líder do Governo admite “tentar introduzir um sistema que permita a indivíduos vacinados viajarem internacionalmente com maior liberdade”, mas também refere que “qualquer sistema desse tipo levará tempo a ser implementado” e que vai depender dos estudos sobre a eficácia das vacinas e a imunização ser generalizada.

O plano de desconfinamento para Inglaterra tem quatro etapas com pelo menos cinco semanas de intervalo e sujeitas a vários fatores.

Começa com a reabertura das escolas a 8 de março e culmina com o fim de quase todas as restrições a 21 de junho.

Partilhar