Cabo Verde foi recentemente considerado um dos destinos mais seguros para turistas (Foto: Fernando de Pina/Lusa)

O Conselho da União Europeia, atualmente sob presidência portuguesa, anunciou a assinatura de um acordo para simplificar as regras relativas a vistos com Cabo Verde.

Numa publicação na rede social Twitter, o Conselho revelou ter adotado “a decisão de assinar um acordo que altera o acordo de facilitação de vistos entre a União Europeia (UE) e Cabo Verde.”

Na prática, serão reduzidas as taxas envolvidas na emissão de vistos e alargadas as categorias de cidadãos que podem candidatar-se a vistos de entradas múltiplas, assim como simplificados os documentos a apresentar.

O acordo facilitará ainda mais a emissão de vistos de curta duração aos cabo-verdianos (até 90 dias em qualquer período de 180 dias).

Os 27 deram assim luz verde à proposta apresentada em 10 de dezembro passado pelo executivo comunitário.

Em 2014, tornou-se o primeiro país africano a concluir um acordo de facilitação de vistos, em paralelo com um acordo de readmissão, com a UE.

Recentemente, Cabo Verde foi considerado um dos destinos mais seguros para turistas. Apresenta um nível de risco “insignificante” para quem o visita, único país do continente africano com tal classificação.

Partilhar