Vanuatu registou apenas um caso de covid-19 (Foto: Pixabay)

Vanuatu, um arquipélago de 80 ilhas no Oceano Pacífico, apenas registou um caso de covid-19 desde o início da pandemia. Anunciou agora a reabertura cautelosa das movimentações turísticas.

O pontapé de saída começará com um programa de viagens seguras com a vizinha Nova Caledónia, também no Pacífico, já a partir de abril.

A Nova Caledónia foi escolhida por ser “um país de baixo risco, sem casos ativos na comunidade há mais de 28 dias”, mais propriamente desde dezembro.

O único caso de covid referenciado em Vanuatu aconteceu em novembro. Tratou-se de um cidadão local que entrou no país proveniente dos Estados Unidos.

A “Bolha Tamtam”, assim batizada em homenagem ao nome do tambor dos países da Melanésia utilizado como meio de comunicação, será formalizada no início da próxima semana.

Será permitido o acesso à ilha de Efate, a maior de Vanuatu, onde se situa a capital deste pequeno país de quase 300 mil habitantes, Port Vila.

O primeiro-ministro de Vanuatu, Bob Loughman, explicou que a prioridade será dada inicialmente a quem viajar por motivos de saúde, educação, emprego, assistência técnica e visitas a familiares e amigos.

Há planos em andamento para estender a bolha a outros países livres da covid-19 há pelo menos um mês, com Fiji no topo da lista.

Partilhar