Turistas voltam a poder visitar Portugal ainda antes do verão (Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Portugal espera poder abrir as fronteiras e o turismo no início de maio graças a certificados de vacinação ou de testes.

A revelação foi feita pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, em declarações à televisão britânica BBC.

“Por enquanto, as viagens não essenciais precisam de ser restritas, mas acreditamos que Portugal vai poder permitir viagens sem restrições em breve, não só para pessoas vacinadas, mas também para pessoas imunes ou que testem negativo”, afirmou Rita Marques.

Segundo a secretária de Estado, a abertura ao turismo “vai acontecer em breve, dentro de uns dois meses, talvez no início de maio”, acrescentou.

O Governo está a “trabalhar no sentido de reabrir o turismo o mais rápido possível de uma forma segura” e mostrou confiança no chamado “passe verde” a emitir pelos países da União Europeia.

No próximo dia 17, a Comissão Europeia vai apresentar uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos.

O passe pode incluir não só um certificado de vacinação contra a covid-19, mas também de resultados de teste ou informação de imunidade para pessoas que tenham recuperado da doença.

O Reino Unido manteve-se como principal mercado emissor de turistas em 2020, representando 16,3% das dormidas de não residentes em Portugal, apesar do decréscimo de 78,5% face ao ano anterior, de acordo com números do Instituto Nacional de Estatística.

Atualmente as viagens entre Portugal e o Reino Unido estão interditas e não existem voos diretos, embora seja permitida a circulação de nacionais ou residentes dos dois países que apresentem uma justificação válida e testes ao coronavírus com resultado negativo.

Partilhar