Turismo representa até 30% do PIB da Grécia (Foto: Pixabay)

A Grécia planeia reabrir o turismo a partir de 14 maio para viajantes vacinados, com anticorpos ou com teste negativo para a covid-19.

A revelação foi feita por Harry Theocharis, ministro grego do Turismo, setor que representa entre 25% a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Na apresentação da campanha “All you want is Greece” no Museu da Acrópole de Atenas, o ministro explicou que todos os turistas podem ser submetidos a testes aleatórios à chegada.

Os custos de hospitalizações ou outras medidas necessárias para proteger a saúde dos turistas, trabalhadores e cidadãos serão suportados pelo Estado grego.

Para poder efetivar a abertura do turismo, a Grécia terá de reabrir o lazer, hotéis, restaurantes, bares e cafés, encerrados exceto para entregas ao domicílio há quatro meses, quando começou o confinamento ainda em vigor no país.

Harry Theocharis frisou que, uma vez vacinada a população mais vulnerável, as autoridades vão dar prioridade aos trabalhadores do setor do turismo.

Atualmente, a Grécia está a vacinar cidadãos com mais de 60 anos e profissionais de saúde, tendo sido administradas até agora 1.126.060 doses e cerca de 3,4% da população recebeu as duas doses.

Partilhar