Passaporte Verde estará disponível até junho em toda a União Europeia (Foto: Cati Cladera/EPA)

As autoridades europeias vão apresentar na próxima quarta-feira, dia 17, o Passaporte Verde, certificado de saúde que visa facilitar as viagens dentro da União Europeia antes das férias de verão.

A garantia foi deixada pelo comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, o qual referiu que o livre-trânsito estará disponível até junho.

O Passaporte Verde será em formato eletrónico ou em papel, para respeitar as pessoas que não querem colocar essas informações no seu smartphone.

Conterá informação que indicará se uma pessoa foi vacinada contra a covid-19, se já recuperou da doença, ou se teve resultado negativo no teste.

A iniciativa já tinha sido apresentada no início do mês pela Comissão Europeia para permitir retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação da doença.

Então, a presidente do Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assegurou que o certificado “respeitará a proteção de dados, segurança e privacidade.”

“O objetivo é permitir que os cidadãos se desloquem gradualmente em segurança na União Europeia ou no estrangeiro por motivos de trabalho ou para turismo”, explicou von der Leyen.

A ideia de criar um certificado digital para permitir a retoma do setor das viagens e do turismo começou a ser abordada no início do ano.

Partilhar