Cláudio Soares e Helena Pinto vão percorrer Marrocos ao volante de um Ford Fiesta de 1991 (Foto: DR)

Ele chama-se Cláudio Soares e tem 22 anos. Ela, Helena Pinto, 21. São do Porto, alunos do curso de Medicina da Universidade de Coimbra e têm em mãos um desafio que junta aventura e solidariedade. Vão percorrer Marrocos de carro para entregar bens de primeira necessidade em aldeias carenciadas daquele país do norte de África.

Cláudio e Helena formaram uma equipa, a MedCruisers, e vão integrar a caravana da UNIRAID, plataforma que une dezenas de estudantes de Portugal e Espanha num autêntico Rally Dakar para universitários ibéricos, que vai para a sexta edição. São 2000 quilómetros divididos em oito dias de etapas, algumas delas noturnas, que irão atravessar os pontos mais inóspitos e isolados do imenso deserto marroquino.

O próximo UNIRAID acontecerá em fevereiro de 2022 e faltam ultimar detalhes decisivos para que o objetivo da jovem dupla portuguesa chegue a bom porto.

“Para participarmos é obrigatório um automóvel com mais de 20 anos, para tornar a aventura mais exigente ainda, e angariar pelo menos 40 quilos de material solidário”, descreve Cláudio Soares.

“Além disso, necessitamos de 1.780 euros, o preço da inscrição e que garante toda a logística e material de suporte durante os oito dias do percurso”, acrescenta.

Todos os anos o UNIRAID atrai dezenas de participantes (Foto: DR)

Se a questão do veículo está resolvida – Cláudio e Helena vão pilotar um Ford Fiesta de 1991 – o resto ainda dá os primeiros passos. Dos quase 2.000 euros, apenas conseguiram até ao momento apenas 400, por isso qualquer ajuda será bem-vinda.

Porque estamos a falar de solidariedade pura e dura, o NIB para contribuir para esta causa é o seguinte: 0018 0003 4533 8365 0206 3.

O material que irão distribuir pela imensidão de Marrocos, esse, também será sempre uma ajuda agradável seja qual for a proveniência. “Estamos a falar de bens que para nós são básicos mas que é bastante escasso em Marrocos e faz imensa falta àquelas pessoas. Como produtos de higiene, livros, material escolar, por exemplo”, descreve.

Toda a ajuda possível para as aldeias isoladas de Marrocos é bem-vinda (Foto: DR)

Juntar até 150 quilos de material, bem para lá dos mínimos 40, é o grande objetivo. Mais uma vez, a colaboração de todos os que possam contribuir será sempre de elogiar. Informações podem ser encontradas aqui.

Enquanto fevereiro do próximo ano não chega, o tempo é de ir preparando tudo para que a aventura em Marrocos corra como desejado. Em nome de um bem maior: a solidariedade.

Partilhar