A capital japonesa esteve isolada mais de dois meses (Foto: Charly Triballeau/AFP)

Após dois meses e meio, o estado de emergência devido à covid-19 foi levantado em Tóquio e a cidade voltou a viver os seus confusos mas organizados dias habituais.

O alerta sanitário na capital japonesa terminou à meia-noite local. Medida idêntica foi adotada nas cidades vizinhas de Kanagawa, Chiba e Saitama.

As autoridades pediram a bares e restaurantes que mantenham a hora de fecho anterior, como medida preventiva contra novas infeções. A partir de agora, é possível fechar às 21.00 horas.

Este apelo, contudo, não é juridicamente vinculativo fora do estado de emergência e quem não cumprir não fica sujeito a qualquer tipo de multa.

As medidas tomadas pelo Japão para travar a propagação da covid-19 estão a limitar o número de espetadores nos estádios desportivos e em grandes eventos, como concertos.

A capacidade, que tinha sido limitada a cinco mil pessoas, será gradualmente aumentada para 10 mil.

O Governo japonês quer evitar um novo estado de emergência através do programa de vacinação, iniciado a 17 de fevereiro, o reforço do sistema de saúde e a expansão dos testes para detetar as novas variantes mais contagiosas.

O ministro da Saúde japonês, Norihisa Tamura, afirmou que o Japão está a considerar exigir que todos os viajantes que entram no país sejam testados.

Partilhar