Imagens como esta vão deixar de ser vistas em Veneza (Foto: Andrea Merola/EPA)

Os grandes navios de cruzeiros que chegam todos os dias a Veneza vão passar a ser desviados para Puerto Marghera.

O objetivo é proteger os canais e atenuar os estragos na estrutura da cidade e no fundo da lagoa sobre a qual foi construída.

Os navios de cruzeiro, suspensos em Veneza desde o início da pandemia, colocavam em causa os frágeis edifícios históricos da cidade-museu, além de ameaçarem o ecossistema das águas locais.

Desta forma, procura-se salvar o legado de uma área Património Cultural da UNESCO desde 1987, que antes da pandemia era visitado por milhões de pessoas todos os anos.

A medida, para já temporária, era reclamada há anos pelos habitantes venezianos e por organizações de defesa do ambiente.

Foi uma das primeiras decisões tomadas pelo recém-criado Ministério da Transição Ecológica, à qual se juntaram os ministérios da Cultura, do Turismo, e das Infraestruturas e Mobilidade Sustentável.

Este mês, Veneza e a também cidade histórica de Florença tomaram a decisão conjunta de estudarem soluções para um novo modelo de turismo. O objetivo é que sejam tomadas medidas rápidas e eficazes para valorizar, promover e proteger ambas as urbes, bastante fustigadas pelo excesso de visitantes.

Partilhar