a carregar vídeo

Juramos que não fizemos de propósito. Este mês, a sua revista “Volta ao Mundo” dedica a capa ao Egito, recuperando as notas que o escritor Eça de Queiroz tomou quando por lá andou aquando da inauguração do Canal do Suez, que por estes dias tem andado nas notícias com um cargueiro de tamanho indizível a empancar o comércio internacional que a obra, aberta em 1869, veio acelerar como seria, na altura, inimaginável.

Mas a coincidência fica por aí. Eça viu o Egito e descreveu-o com uma precisão que ainda hoje permanece fresca. E Tiago Borges seguiu-lhe as pisadas e a escrita numa viagem imperdível pelo Nilo.

Mas, e porque é Páscoa e estamos confinados ao perímetro dos concelhos, viajemos pelas histórias das tradições mais estranhas do Planeta, das crucificações filipinas aos potes de barro gregos, parando para ler romances de crime nórdico. E, de passagem, paremos numa cidade tranquila dos confins da Bulgária para provar queijo e presunto e perceber porque é que a história passa por paisagens bucólicas com nome de gente.

E porque para viajar é muitas vezes preciso voar, espreitemos um dos poucos setores a que a pandemia fez um bem tremendo: a aviação privada.

Estar fechado não significa que não façamos as malas da imaginação. Junte-se a nós e viaje lendo.

Partilhar