Foto: EPA/Franck Robichon

Foto: EPA/Franck Robichon

Foto: EPA/Franck Robichon

Foto: EPA/Kimimasa Mayama

Foto: EPA/Michael Reynolds

Foto: EPA/Kimimasa Mayama

Foto: EPA/Franck Robichon

Foto: EPA/Kimimasa Mayama

É um fenómeno raro, tão raro que apanhou a todos de surpresa no Japão. As cerejeiras floresceram este ano mais cedo do que o habitual e cobriram o país com um enorme manto branco.

Em Kyoto, por exemplo, as tradicionais sakura atingiram o pico a 26 de março, dez dias antes da média e o mais cedo desde que o Governo japonês começou a fazer registos do género, em 1953.

Já em Tóquio, a capital, o normal é que as cerejeiras se comecem a mostrar apenas a partir de 2 de abril. Este ano, o pico foi no passado dia 22.

A temporada da sakura é ansiosamente esperada no Japão. E chama milhares de turistas ao arquipélago, este ano impedidos de o visitar devido às restrições impostas pela pandemia.

A ocasião é tradicionalmente celebrada com hanami – festas de exibição -, piqueniques e outras iniciativas, organizadas sob as árvores.

As cerejeiras mais conhecidas são as da variedade yoshino, caracterizadas pelas flores rosa-brancas que florescem durante cerca de duas semanas e depois caem como uma chuva de pequenas pétalas.

Um cenário bonito, sem dúvida, embora preocupante, associado à subida da temperatura motivada pelo aquecimento global.

“Os nossos estudos mostraram que o início da temporada de flores de cerejeira está intimamente ligado à temperatura média em fevereiro e março”, explicou à agência AFP Shunji Ambe, funcionário da Agência Meteorológica do Japão.

“Os fenómenos da primavera tendem a ocorrer mais cedo, enquanto os do outono se atrasam”, acrescentou o especialista.

(Veja a galeria de fotos nesta página e deixe-se deslumbrar pela beleza das cerejeiras no Japão)

Partilhar