Capital do Egito viveu um dia especial (Foto: Khaled Desouki/AFP)

Os restos mumificados de 22 faraós egípcios foram exibidos este sábado pelas ruas do Cairo, capital do Egito.

Sob os olhos vigilantes das forças de segurança, as múmias foram transportadas sete quilómetros, desde o Museu Egípcio, onde permaneciam há mais de um século, para o novo Museu Nacional da Civilização Egípcia.

Os 18 reis e quatro rainhas viajaram por ordem de antiguidade, cada um a bordo de um carro alegórico separado decorado em estilo egípcio antigo.

Seqenenre Tao II, “O Bravo”, que reinou no sul do Egito cerca de 1.600 anos Antes de Cristo (AC), ocupou a primeira carruagem, enquanto Ramsés IX, que reinou no século 12 AC, esteve na retaguarda.

As carruagens douradas que levaram os faraós foram equipadas com amortecedores para a viagem, para garantir que nenhuma das preciosas cargas fosse danificada.

“Os 40 minutos mais importantes na vida da cidade do Cairo”, resumiu Zahi Hawass, arqueólogo e ex-ministro das Antiguidades.

Descobertas perto de Luxor de 1881 em diante, a maioria das múmias estavam no Museu Egípcio desde o início de 1900.

O novo Museu Nacional da Civilização Egípcia promete melhores condições, como temperaturas controladas e espaços que permitem informações mais detalhadas aos visitantes.

O museu foi concluído em 2010 e tinha inauguração prevista para 2012, sucessivamente adiada devido à Primavera Árabe e às consequências políticas e sociais que se lhe seguiram.

Partilhar