O voo QR6421 da Qatar Airways foi esta terça-feira o primeiro do Mundo a levantar apenas com tripulantes e passageiros vacinados contra a covid-19.

A companhia aérea anunciou a estreia em comunicado, em que refere que voo, operado pelo A350-1000, a aeronave sustentável mais tecnologicamente avançada da Qatar Airways, partiu às 11 horas do Aeroporto Internacional Hamad, onde o check-in também só envolveu pessoal vacinado.

Tratando-se de um teste, o voo especial regressou a Doha às 14 horas, depois de demonstrar as medidas implementadas para “garantir os mais elevados padrões de segurança e higiene a bordo”, o que incluiu uma inovação: a tecnologia de entretenimento a bordo “Zero-Touch”.

A Qatar Airways recorda, a propósito, que liderou, com o Aeroporto Internacional Hamad, a indústria da aviação civil durante a pandemia, tendo reconstruído a rede internacional para ser hoje a maior do Mundo, com mais de 1200 voos semanais para mais de 140 destinos. O esforço valeu-lhe a classificação de segurança Skytrax 5-Estrelas COVID-19.

Segundo o chefe executivo do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, o voo “demonstra que a próxima etapa na recuperação das viagens internacionais não está longe”.

Partilhar