Publicidade Continue a leitura a seguir

Uma nova forma de explorar o deserto

O deserto de Abu Dhabi é um infinito por descobrir (Foto: Karim Sahib/AFP)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há novas rotas de todo-o-terreno para percorrer a infinidade de areia de forma autónoma nos Emirados Árabes Unidos (EAU). Os percursos passam por oásis e algumas das dunas mais altas do país.

O Departamento de Turismo e Cultura de Abu Dhabi lançou um conjunto de rotas que permitem explorar a paisagem desértica ao redor da capital dos EAU.

Até então, para visitar a área era necessário recorrer a um operador turístico, mas agora há seis percursos que podem ser feitos de forma autónoma, tanto por iniciantes como por condutores experientes. Basta ter um veículo apropriado ao terreno e seguir as coordenadas disponibilizadas online.

Por questões de segurança, o Turismo de Abu Dhabi aconselha os viajantes a nunca irem sozinhos para o deserto. Os condutores devem viajar em caravanas de pelo menos quatro veículos devidamente abastecidos com água, comida, um kit de primeiros socorros e pneu sobressalente, além de equipamento de campismo, para passar algumas noites sob as estrelas, já que alguns dos percursos podem demorar vários dias a completar.

Foto: Karim Sahib/AFP

As rotas estão classificadas de acordo com o nível de dificuldade e o mapa é acompanhado por uma lista de locais de interesse para parar, com propostas para quem procura um passeio tranquilo pela areia ensolarada, ou trilhos com mais adrenalina e desafios técnicos. Com a diversidade de exigência e de extensão (entre 45 e 157 quilómetros), estas travessias pelo deserto podem levar três horas ou até dois dias.

Os novos percursos oferecem aos aventureiros a oportunidade de explorar a paisagem natural de Abu Dhabi, incluindo o oásis de Al Ain, a linha costeira de Al Dhafra, encontros com camelos e gazelas e algumas das dunas mais altas do país.