Portugueses querem retomar as viagens já no próximo verão (Foto: Pixabay)

Os portugueses querem voltar a viajar este ano e têm como preferência Portugal. A conclusão é do estudo “Vacation Rental Survey”, levado a cabo pela empresa de seguros Europ Assistance em parceria com a norte-americana Phonic.

Os resultados deste dossiê serão apresentados hoje, em primeira mão, na conferência online “VM Talks: viajar depois da pandemia”, organizada pela revista “Volta ao Mundo”, que pode ser vista aqui e aqui em direto, a partir das 11.00 horas.

O encontro conta com a participação de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, João Horta e Costa, chief comercial officer da Europ Assistance para Portugal, Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens, José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, e de Rui Barbosa Batista, vice-presidente da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses. A moderação é de Pedro Ivo Carvalho, diretor da Volta ao Mundo.

Segundo o estudo, mais de metade dos portugueses planeia viajar “dentro do próprio país”, contra 31% que optarão por outras paragens na Europa. Julho, agosto e setembro foram os meses apontados como ideais para fazer as malas.

“Apesar da pandemia, os portugueses mantêm vontade em viajar nos meses de verão. Já 22% dos inquiridos ponderam viajar apenas a partir de 2022”, sublinham as conclusões do “Vacation Rental Survey”.

“A disponibilidade de uma vacina comprovadamente eficaz na prevenção contra o coronavírus, a redução da propagação da covid-19 em Portugal a nível mundial são os fatores que mais vão pesar na decisão de fazer uma viagem”, aponta o documento.

Outra das tendências para 2021 é o arrendamento de casa, apartamento ou aldeamento como solução preferida para o alojamento durante as férias. Esta foi a escolha assinalada por 40% dos inquiridos, os quais revelaram a intenção de realizarem as reservas através das plataformas online Booking e Airbnb.

Foto: Pixabay

“A distância social, acompanhantes (família, amigos ou individualmente) e locais com elevados protocolos de limpeza são os critérios mais importantes para os portugueses quando selecionam um destino de férias”, conclui a análise.

Um total de 77% indicou já ter assegurado assegurou local de estadia e sublinhou “a tranquilidade, o conforto, a privacidade e o contacto com a natureza como as razões para preferir fazer férias numa casa arrendada.

Numa altura em que a pandemia continua a dominar a ordem do dia, 66% admitiram ainda a possibilidade de realizar um seguro de viagem. Tal dado demonstra “uma maior preocupação por parte dos portugueses na contratação de seguros de viagem devido à pandemia, uma tendência que vai ao encontro dos restantes países participantes no estudo”, garantem os organizadores do “Vacation Rental Survey”

Outro dado a reter é a percentagem de europeus que tencionam ser vacinados contra a covid-19 antes de viajarem este ano: 72%

Além de Portugal, foram aprofundadas as intenções do mercado de viajantes de França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Itália e Reino Unido. Mil pessoas por país foram entrevistadas online para a realização do estudo, que envolveu um total de 8.770 inquiridos e pretendeu verificar como a pandemia alterou os hábitos de viagem das pessoas a nível europeu.
Além disso, procurou-se medir o pulso às novas tendências que “permitam descodificar como se vai comportar o setor das viagens nos próximos meses, bem como perspetivar o plano e expectativas dos viajantes.”

O Grupo Europ Assistance, responsável pelo estudo, está presente em mais de 200 países e conta com uma rede de 750 mil parceiros e 41 filiais e sucursais.

Partilhar