Publicidade Continue a leitura a seguir

O túnel milionário que vai unir dois países separados pelo mar

Helsínquia (na foto) e Tallinn estão separadas pelo Mar Báltico (Foto: Pixabay)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Estónia e a Finlândia vão relançar esforços conjuntos para estudar a construção de um túnel ferroviário de 100 quilómetros em pleno Mar Báltico.

A estrutura, que vai ligar as capitais dos dois países, Tallinn, na Estónia, e Helsínquia, na Finlândia, tem um custo previsto de… 20 mil milhões de euros.

“A nossa responsabilidade é tornar isso possível”, garantiu o ministro dos Transportes finlandês, Timo Harakka.

Além de unir Tallinn e Helsínquia, o túnel terá ramificações para a Letónia e a Lituânia através da rede ferroviária de alta velocidade da Europa.

Estão ainda previstas ligações até o Ártico, o que tornará o movimento de carga entre a Europa e a Ásia muito mais rápido.

“Estes não são apenas projetos locais periféricos, mas uma parte vital da rede ferroviária europeia que vai do Mediterrâneo ao Mar Ártico”, explicou Timo Harakka.

Embora o acordo não vincule nenhum dos dois países ao túnel, formaliza a cooperação de transportes da Finlândia e da Estónia e garante o financiamento quase certo pela União Europeia.

Um grupo de trabalho de especialistas de ambos os países vai daqui em diante analisar a viabilidade do projeto.

Um estudo de 2018 não conseguiu discernir quaisquer benefícios de custo, mas concluiu que a ligação das duas capitais poderia estimular a economia da região em geral de forma semelhante ao que sucedeu com a ponte Oresund, inaugurada em 2000 entre Copenhaga, na Dinamarca, e Malmo, na vizinha Suécia.