Publicidade Continue a leitura a seguir

Contagem decrescente para o regresso do turismo à Grécia

Mykonos é um dos destinos de eleição na Grécia (Foto: Pixabay)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Grécia acelerou a vacinação contra a covid-19 nas ilhas do país. O objetivo é reabrir o país ao turismo já este dia 14, sexta-feira.

Ansiosa por voltar a ver multidões de turistas a regressar às ilhas, destinos turísticos populares particularmente para os europeus, a Grécia não deixa para trás tudo o que possa contribuir para o regresso breve e em segurança dos visitantes estrangeiros.

Todos os turistas deverão ser submetidos a testes aleatórios à chegada. Os custos de hospitalizações ou outras medidas necessárias para proteger a saúde dos turistas, trabalhadores e cidadãos serão suportados pelo Estado grego.

Um dos primeiros passos para a retoma do turismo na Grécia foi a suspensão do período de quarentena de sete dias para viajantes da União Europeia, Estados Unidos, Reino Unido, Israel, Sérvia, Emirados Árabes Unidos, entre outros países.

“Queremos vacinar totalmente os residentes permanentes das ilhas até ao final de junho”, anunciou Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro da Grécia.

O turismo representa até 25% da receita anual do país e Atenas pretende persuadir as operadoras turísticas de que é um destino seguro. Mercados como os dos Estados Unidos, Rússia e Reino Unido são alvos para 2021.

Atenas foi uma das primeiras capitais da União Europeia, com Madrid (Espanha), a apoiar a ideia de um certificado de vacinação para permitir a retomada das viagens em massa. O tema está em discussão e tudo indica que a medida entrará em vigor em junho.

Desde abril que lojas não essenciais e esplanadas de cafés têm vindo a reabrir gradualmente em todos os pontos da Grécia. As praias privadas seguiram o mesmo caminho no início de maio e os museus vão voltar a ter portas abertas a partir de meados do mês, assim como os cinemas e teatros.